04/07/2009

Cuidando da Voz


CUIDANDO DA SUA VOZ, SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO

A voz é o instrumento de trabalho de aproximadamente 25% da população economicamente ativa, que dela depende todos os dias para alcançar o sucesso em suas ocupações, entre essas pessoas estamos nós, locutores e apresentadores. Portanto, devemos cuidar bem da nossa voz para não correr o risco de ficarmos sem ela.
O QUE É BOM PARA A SUA SAÚDE VOCAL
Beber 7 a 8 copos de água por dia
Procurar atendimento especializado se usar a voz na profissão
Pastilhas, sprays ou medicamentos, só indicados por Médicos
Evitar automedicação e soluções caseiras (gengibre, romã, etc.)
Repouso da voz, após cada "apresentação" pública
Usar roupas leves e evitar refrigerantes, gorduras e condimentos
Realizar exercícios regulares de relaxamento, avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas
Manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a sua apresentação, a fala ou o canto.

O QUE É MAU PARA A SUA SAÚDE VOCAL
Fumo, álcool, drogas e poluição
Tossir, gritar muito ou pigarrear
Cantar ou gritar quando gripado
Falar em locais barulhentos
Mudanças bruscas de temperatura
Ambientes com muita poeira, mofo, cheiros fortes, especialmente se você for alérgico.

QUEM CUIDA DAS SUAS PREGAS (CORDAS) VOCAIS ?
Rouquidão provocada por gripe ou resfriado pode ser tratada por um Médico clínico geral . No entanto, se ela durar mais de 2 semanas ou se não tiver uma causa evidente, deverá ser avaliada por um especialista em voz: o Médico otorrinolaringologista (especialista em nariz, ouvidos e garganta).
Problemas com a voz são melhor conduzidos por um grupo de profissionais que inclua o Médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

A importância da voz e da comunicação humana é inquestionável para qualquer ser humano, em especial para os profissionais da voz, seja para o seu desempenho profissional, quanto para seu relacionamento social.
Dentro dessa categoria de profissionais encontramos os radialistas, profissionais que dependem única e exclusivamente da voz para transmitir suas mensagens aos ouvintes.
No rádio a voz torna-se o único canal de comunicação entre o radialista e seu ouvinte, nas transmissões das mensagens. A voz do radialista é o resultado de uma elaboração vocal que é treinada através de ajustes vocais específicos.
A partir daí, pode-se imaginar a importância que a voz tem para nos?
O radialista necessita de um uso vocal compatível com as diferentes situações de comunicação às quais é exposto, devendo moldar e reestruturar a sua voz de acordo com o público alvo e o que é solicitado pelas emissoras, sem perder simpatia e credibilidade nas transmissões das mensagens. Para que o radialista consiga esse uso vocal adequado é necessário ter boa flexibilidade vocal.
Difícil? Não! É necessário apenas treino!

O uso inadequado da voz pode manifestar-se por diversos sinais e sintomas, associados ou não como rouquidão, cansaço vocal, esforço durante a fala, falha de voz, voz fraca, falta ou dificuldade em projetar a voz, dificuldade em mudar os registros vocais, incoordenação da respiração com a fala, perda do ritmo da locução.
Se você apresenta algum desses sintomas ou qualquer outra dificuldade vocal que lhe impeça de realizar seu trabalho, você deve procurar um profissional habilitado: o fonoaudiólogo ou o médico otorrinolaringologista.
Essa conduta vai permitir que você tenha maior resistência e melhor flexibilidade vocal, fatores importantes para o uso saudável da voz profissional.
O trabalho de treinamento vocal realizado pelo fonoaudiólogo oferece a nós radialista, condições de saber os recursos vocais de que dispomos e usar de forma correta as técnicas vocais específicas, de acordo com as situações de comunicação.

A voz é grata a qualquer cuidado mínimo que se tenha com ela. Duas coisas, porém, devem ser especialmente respeitadas por aqueles que usam a voz profissionalmente: as horas de sono e a nutrição. A pessoa precisa dormir bem e alimentar-se corretamente, ingerindo fibras, frutas e verduras em quantidade adequada. Maçã é uma fruta aconselhada para os profissionais da voz, porque tem efeito adstringente, limpa a faringe e estimula a musculatura mastigatória que é a mesma que usamos para falar. Além disso, não se deve maltratar a voz pelo uso intensivo e desnecessário, nem se deve gritar ou falar em ambientes ruidosos e enfumaçados. Outro cuidado importante é beber muita água para manter lubrificadas as paredes vocais.

Os gargarejos são paliativos. Têm sua função quando a pessoa está com dor de garganta, com faringite. Gostaria de chamar atenção para o uso rotineiro de chás, como os de romã ou de gengibre, e para essas frutas que, às vezes, são apresentadas como benéficas para a voz. É preciso lembrar que nem os chás nem as frutas, passam pelas cordas vocais e é bom que não passem. Como vão direto para o esôfago e o estômago, o teor de acidez que contêm pode provocar distúrbios nesses órgãos. Se a pessoa quer caprichar nos cuidados com a voz, o melhor seria recorrer à velha receitinha caseira de gargarejo com água morna, ou simplesmente fazer um gargarejo com a água do chuveiro depois de uma noite bem dormida e duranrte um bom banho.

Nenhum comentário: