04/10/2010

O CEREBRO

O encéfalo ou cérebro, terminação principal aumentada do sistema_nervoso_central, ocupa o crânio ou caixa encefálica.  O termo latino cerebrum tem sido usado de várias formas. De um modo geral significa encéfalo; também tem sido utilizado para indicar, especificamente, o prosencéfalo e o mesencéfalo. O adjetivo cerebral é dele derivado. Encéfalo, por sua vez, é de origem grega (enkép— halos). Termos como encefalite — que significa inflamação do encéfalo são dele provenientes.  (leia mais)


1. As três partes do cérebro

O cérebro, ou encéfalo, é o seu órgão mais poderoso. Ele, porém, não chega a pesar 1,5 kg. Sua textura é semelhante a de uma gelatina firme.
Ele possui três partes principais:
  1. O cérebro preenche a maior parte do seu crânio. Ele está envolvido com as lembranças, resolução de problemas, pensamentos e sentimentos. Ele também controla os movimentos.
  2. O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio.
  3. O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.
2. Linhas de alimentação 

O cérebro é alimentado por uma das redes de vasos sanguíneos mais ricas do corpo.
A cada batimento cardíaco, as artérias transportam de 20 a 25 por cento do seu sangue para o cérebro, onde bilhões de células utilizam cerca de 20 por cento do oxigênio e do combustível que o sangue transporta.
Quando você está pensando muito sobre algo, seu cérebro pode usar até 50 por cento do oxigênio e combustível.
Toda a rede de vasos inclui veias e vasos capilares, além das artérias. 

3. O córtex: "Rugas do pensamento"
A superfície enrugada do seu cérebro é uma camada externa especializada chamada de córtex. Os cientistas “mapearam” o córtex identificando áreas fortemente ligadas a determinadas funções.
Regiões específicas do córtex:
  • Interpreta sensações do seu corpo e imagens, sons e cheiros do mundo externo.
4. Funções dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo
Embora os hemisférios cerebrais tenham uma estrutura simétrica, ambos com os dois lóbulos que emergem do tronco cerebral e com áreas sensoriais e motoras, certas funções intelectuais são desempenhadas por um único hemisfério. Geralmente, o hemisfério dominante de uma pessoa ocupa-se da linguagem e das operações lógicas, enquanto que o outro hemisfério controla as emoções e as capacidades artísticas e espaciais. Em quase todas as pessoas destras e em muitas pessoas canhotas, o hemisfério dominante é o esquerdo. Esses dois hemisférios são conectados entre si por uma região denominada corpo caloso.
Funções do Cérebro
 
O Cérebro é o centro de controle do movimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência. Todas as emoções, como o amor, o ódio, o medo, a ira, a alegria e a tristeza, também são controladas pelo Cérebro. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinais enviados pelo organismo e pelo exterior.
Os cientistas já conseguiram elaborar um mapa do Cérebro, localizando diversas regiões responsáveis pelo controle da visão, da audição, do olfato, do paladar, dos movimentos automáticos e das emoções, entre outras. No entanto, pouco ainda se sabe sobre os mecanismos que reagem o pensamento e a memória.

5. A floresta de neurônios
O verdadeiro trabalho do seu cérebro é realizado por células individuais. Um cérebro adulto contém cerca de 100 bilhões de células nervosas, ou neurônios, com ramificações que se conectam em mais de 100 trilhões de pontos. Os cientistas chamam esta rede densa e ramificada de "floresta de neurônios".
Os sinais que viajam através da floresta de neurônios formam a base das memórias, pensamentos e sentimentos.
Os neurônios são o principal tipo de célula destruído pela doença de Alzheimer. 

6. Sinalização das células

Os sinais que formam as memórias e os pensamentos se movimentam por meio de uma célula nervosa individual como uma minúscula carga elétrica.
As células nervosas entram em contato por meio de sinapses. Quando uma carga elétrica alcança uma sinapse, ela pode provocar a liberação de pequenas explosões de substâncias químicas, os chamados neurotransmissores. Os neurotransmissores viajam através da sinapse, transportando sinais para outras células. Os cientistas identificaram dezenas de neurotransmissores.
A doença de Alzheimer atrapalha o modo como as cargas elétricas viajam entre as células e a atividade dos neurotransmissores.

7. Codificação dos sinais

100 bilhões de células nervosas… 100 trilhões de sinapses… dezenas de neurotransmissores… Estes “números poderosos” formam a matéria-prima do seu cérebro. Com o passar do tempo, nossas experiências criam padrões para os tipos e intensidade dos sinais. Estes padrões de atividade explicam como, em nível celular, nossos cérebros codificam nossos pensamentos, lembranças, habilidades e a compreensão de quem somos.
A imagem computadorizada de uma tomografia por emissão de pósitrons (PET) à esquerda mostra padrões típicos de atividade cerebral associados com:
A atividade é mais forte nas regiões em vermelho e diminui pouco a pouco passando pelas outras cores do arco-íris, de amarelo a azul violeta.
Os padrões de atividade específicos alteram no decorrer da vida conforme conhecemos novas pessoas, passamos por novas experiências e adquirimos novas habilidades. Os padrões também alteram quando a doença de Alzheimer ou um distúrbio relacionado atrapalha as células nervosas e as conexões que elas realizam entre si.  
Videos 
Obs: Antes de dar pley no vídeo, desative o som da my rádio para parar a música. 
 
 



Fontes:

Nenhum comentário: