23/07/2009

Alteração Hormonal

A saúde e a beleza da nossa pele está estritamente relacionada ao bom funcionamento do organismo. Você sabia que alterações hormonais podem desregular a pele? Acne, manchas, aumento da oleosidade e pêlos podem ser sinal de hormônios alterados. Mas por que isso acontece?

De acordo com a dermatologista Fabiana Simões Pietro, os hormônios são responsáveis pelas conexões de informações entre as células do nosso organismo. Assim, eles tem fundamental importância no bom funcionamento do nosso corpo, e estão relacionados
diretamente com o processo de envelhecimento. “Alterações hormonais prejudicam a pele, porque diminuem a informação orgânica de se renovar, fazendo com que diminua a concentração de células e fibras de colágeno e elastina”, explica a especialista.

As alterações hormonais podem acontecer por diversos motivos: durante a gravidez, quando interrompemos o tratamento com anticoncepcionais, e durante a menopausa. Há casos em que as mulheres interrompem o tratamento com pílula e passam a ter pele oleosa e acnéica. O motivo? Alteração hormonal e a dermatologista explica: “Quando temos acne, aumento da oleosidade e pêlos, é um sinal de que está havendo um predomínio sexual masculino. A pílula anticoncepcional tem uma concentração
razoável de hormônio feminino, e de certa forma impediria que os masculinos se ligassem aos receptores celulares da pele, cessando a ação destes e bloqueando o estímulo”, diz. E é por esse motivo que as pílula s são usadas como tratamento de algumas desordens hormonais que tem como quadro clínico acne e oleosidade na pele. “Quando retiramos os anticoncepcionais, este bloqueio cessa e voltamos a ter o estímulo natural dos hormônios masculinos”, completa Fabiana.

Durante a gravidez, os hormônios também ficam desregulados, fato que pode provocar manchas e acne. “Muitos hormônios aumentam na fase gestacional e outros diminuem, tudo para favorecer o bem-estar do bebê. Acontece que níveis mais altos de determinados hormônios podem gerar manchas e acne na pele da mãe, fato que cessa com o nascimento do bebê”, afirma a especialista.


Quando a mulher entra na menopausa, a pele também pode ser prejudicada por conta do declínio hormonal, fato que desencadeia uma perda considerável da hidratação e da renovação celular. Existem outras quedas de hormônios, como o GH, ou Hormônio do
Crescimento, que está indiretamente ligado a renovação celular. Também alterações dos hormônios tireoideanos podem causar ressecamento da pele e queda de cabelos. Portanto, o ideal é detectar o problema com um especialista e “fazer uma reposição hormonal, quando necessário, para prevenir estes processos e preservar a pele”, finaliza Fabiana.















20 anos
Nesta fase as células trabalham muito bem, o colágeno e a fibra elástica garantem uma boa sustentação à pele. A musculatura é firme e a quantidade de gordura é adequada. As marcas de expressão não estão instaladas e não há manchas. O único problema que pode ocorrer é a acne e precisa de tratamento para não ocorrerem cicatrizes. Não se deve usar produtos que não sejam indicados para o tipo de pele e idade e os cuidados diários são importantes para minimizar os efeitos agressivos de agentes externos, principalmente o sol – que aceleram o envelhecimento. O importante é uma boa loção de limpeza indicada para cada tipo de pele e um hidratante leve com filtro solar.

30 anos
A fase da alteração hormonal da adolescência já passou, por isso acne nesta idade deve ser tratada por um profissional. As glândulas sebáceas produzem menos sebo, desidratando as células cutâneas. O colágeno e a elastina começam a dar os primeiros sinais de enfraquecimento, mas são muito leves. A exposição solar deve ser cautelosa, pois é nesta fase que a alteração do DNA ocorre pela exposição solar prolongada, levando a graves consequências mais tarde. Podem surgir manchas causadas pelo efeito do sol, responsável também pela textura mais áspera. O envelhecimento afeta primeiro a região dos olhos: formam-se rugas superficiais, os desagradáveis pés-de-galinha, seguidos pelas ruguinhas na testa, sulcos entre o nariz e os lábios. É importante uma avaliação do dermatologista, pois está na hora de formulações mais potentes que estimulam a produção de colágeno e de elastina.

40 anos
Qualquer descuido é um crime para a pele. As rugas e marcas se aprofundam. Rugas mais profundas ao redor dos olhos, testa e entre as sobrancelhas. As rugas ao redor da boca começam a se formar, principalmente nas mulheres que fumam. As olheiras começam a se formar, dando aspecto de pele envelhecida. As manchas começam a aparecer e a pele se torna opaca e áspera. Alteração do brilho e coloração da pele com evidência das manchas. O pescoço se torna flácido. É necessário tratamentos com cremes específicos e tratamentos como: toxina botulínica, preenchedores, laser e peelings.

50 anos ou mais
A mulher começa a entrar na menopausa e o estrógeno, que é o hormônio responsável pela hidratação da pele, diminui. A pele se torna mais ressecada e menos elástica. Pioram as marcas, rugas, manchas e a tonicidade da pele. As rugas de expressão ficam mais evidentes mesmo em repouso. As manchas pioram, pois é nesta fase que todo o sol das fases anteriores se torna evidente. Ocorre flacidez importante da pele (pálpebra, pescoço e perda do contorno facial). A pele fica com aspecto cansado e sem brilho. Tratamentos em casa com cremes são fundamentais, mas apenas melhoram a hidratação e o aspecto da pele. A flacidez normalmente a partir desta idade tem indicação cirúrgica. Os procedimentos como toxina, preenchedores e laser são complementares. (leia mais)

Nenhum comentário: