18/07/2009

Qual a Melhor Profissão

Lily Caetano da Rádio Itaipu FM

QUAL A MELHOR PROFISSÃO

O primeiro passo é estipular o tipo de vida que você quer levar. E o tipo de pessoa e profissional que você é. Se for disciplinado, do tipo de consegue acordar sozinho, chegar pontualmente a seus compromissos, organizar o seu tempo estipulando as prioridades e aprendendo sozinho, você pode pensar na carreira de profissional liberal.

O profissional liberal como advogado, médico,contador, arquiteto, jornalista, engenheiro, designer ou publicitário fará um curso de bacharelado e terá seu salário proporcional a sua capacidade individual de trabalho.Precisa também ser muito criativo, líder, audacioso e corajoso, pois precisará montar e administrar sua própria empresa.

Os cursos de administração e gestão, informática, marketing, logística, produção industrial, tecnologias entre outros são o caminho certo para o desafio de criar e manter empresas ou linhas de produção em constante crescimento.

Ao tentar escolher a profissão de tecnólogo é preciso considerar ainda o lugar em que você pretende morar, pois algumas profissões exigem residência em grandes centros, que normalmente são cidades violntas, com custo de vida alto e mercado extremamente competitivo.

Aqueles que gostam de estar em contato direto com crianças, adolescentes e jovens, gostam de ajudar as pessoas a encontrar seu caminho, e não se importam em ter um salário menor desde que o emprego seja fixo e seguro, pode optar pelos cursos de licenciatura e ser professor.

Os profissionais da saúde, sejam fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos e enfermeiros precisam ter a auto-estima sempre em alta para conviver com as dores dos doentes e a luta constante entre a vida e a morte nos leitos hospitalares.

Facilidade em cálculos, raciocínio rápido, criatividade e muita habilidade com desenhos e em planejamento podem transformar você num profissional da área de engenharia, arquitetura, designe e áreas afins.

Na área da comunicação, é preciso muito mais do que vontade de mudar o mundo, é preciso saber que o editor, o proprietário da empresa e os clientes estarão observando cada vírgula que você incluir no texto ou na peça publicitária, na embalagem do produto, no cerimonial que produzir seja para o jornal, a televisão ou o discurso do presidente. Leitura, redação e gramática tanto da Língua Portuguesa quanto de pelo menos duas línguas estrangeiras são pré-requisitos indispensáveis a estes profissionais.

Num primeiro momento, eu estiver preparado?
Hoje, já não basta escolher o lugar que você quer ocupar, as empresas, as pessoas e o mundo mudam tão rapidamente, que quando você estiver pronto, pode ser que o mundo já não precise mais do que você tem a oferecer. Por isso é fundamental aprender a aprender, aprender a planejar, a analisar, a conviver e ter consciência de que precisará estudar sempre, durante toda a sua vida. (leia mais)

Um comentário:

Anônimo disse...

Cristina Valfredo
Elias Santos: Quando é que vamos poder ouvir sua voz denovo no Rádio? Saudades!!!