12/07/2009

Cuidando da Pele




NO INVERNO REDOBRE OS CUIDADOS COM A PELE E O CABELO


Mudança de temperatura, termômetros em baixa, foi o frio que chegou e tomou conta da cidade. E nessa época do ano, além da dificuldade da maioria das pessoas de sair da cama cedo e da necessidade de estarem sempre agasalhadas, elas precisam redobrar os cuidados com a pele e os cabelos.

A verdade é que eles são os mais prejudicados com a baixa temperatura. A dermatologista Fabiana Simões Pietro explica o porquê. “A presença de ar seco unido às baixas temperaturas favorecem a desidratação da pele, com conseqüente diminuição do manto hidrolipídico, que é uma associação de água e óleo que temos naturalmente em nossa pele”, diz a especialista, que ainda completa que áreas mais expostas, e principalmente de mucosa, onde a proteção é menor, tendem a ficar muito ressecadas.

Os cabelos também sentem os efeitos do frio, afinal eles ficam expostos à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores. Com isso, há um ressecamento dos fios, surgimento de pontas duplas e aspecto desvitalizado. Como evitar, então, que pele e cabelo saiam em prejuízo na estação mais fria do ano? Confira as dicas das especialistas Fabiana Simões Pietro e Mercedes Granja:

Para a pele...

É interessante aplicarmos cremes um pouco mais oleosos para formar uma película resistente e protetora. Os mais indicados, segundo a especialista, são produtos que contenham óleos essenciais, como o de macadâmia, prímula, borage, manteiga de karité, silicones hidrossolúveis, vitaminas A, C e E.

Rosto:

De acordo com a dermatologista Mercedes Granja, o cuidado deve ser redobrado: hidratar e renovar são os lemas. Procure, portanto, utilizar formulações que contenham componentes de alto poder de hidratação, por exemplo:
• Aquaporine Active: Super-hidratante que favorece um aumento dos canais de hidratação da própria pele;
• Silicone DC 9701: Forma uma película impedindo a perda e uniformizando a pele (diminui imperfeições);
• Vitamina C: Tem alto poder de hidratação e pode ser na forma de nanosferas ou lipossomas, isto é, encapsuladas para ter maior poder de penetração;
• Vitamina E: Além de hidratar é um poderoso antioxidante, isto é, combate eficazmente aos radicais livres;
• Ácido retinóico e glicólico: Potentes regeneradores, renovadores da pele e estimuladores do colágeno. O inverno é a época ideal para utilização desses princípios, pois apresentam restrição à exposição solar.
• Kinetin – L: Combinação de três substâncias que são encapsuladas, isto é, na forma de lipossomas, que tem maior penetração na pele. É um conjunto de ADENIN (Regenerador e estimulador do colágeno), Vitamina C e ácido alpha lipóico (antioxidante).

Área dos Olhos:

É muito comum apresentar maior sensibilidade, ressecamento e descamações nessa época do ano. Portanto, redobre a atenção com fórmulas à base de:
• Eye Contour Complex: Contém ácido hialurônico, vitamina C, silício orgânico que melhora a circulação, antiradicais livres, clareador e hidratante.
• Densiskin: Silício orgânico que estimula colágeno, reduzindo linhas de expressão.
• Vitamina C: na forma de nanosferas para não apresentar irritações.
• Nodema: Para reduzir inchaços e bolsas dos olhos.


Lábios:

Área do rosto que não tem chance de ser protegida em nenhum momento, em função da constante exposição, é a primeira a sofrer, podendo apresentar rachaduras, descamações ou irritações. Então, utilize batons com hidratantes e vitaminas (C e E). À noite, é válido usar manteiga de cacau ou batons hidratantes sem perfumes ou conservantes.

Para os cabelos...

O ideal é aplicar sobre os cabelos substâncias reparadoras visando fechar as cutículas que recobrem os fios. Para tal, a dermatologista sugere aminoácidos da seda e do trigo, queratina hidrolisada, os silicones, o D-Pantenol, que vão ajudar na preservação dos fios, além de proporcionarem um aspecto muito mais brilhante e saudável. A dermatologista Mercedes Granja recomenda também shampoos mais hidratantes que contenham manteigas de karité e illipê ou hidratantes, como alantoína e proteínas da seda.

http://leandro-coiffeur.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

Nenhum comentário: