12/07/2009

Cabelos Lisos



FIOS EM ORDEM: DESVENDE A ESCOVA PROGRSSIVA JÁ
Conheça as vantagens e desvantagens do tratamento

Ter o cabelo liso, macio e com brilho é o sonho de toda mulher. Não é a toa que a escova progressiva virou febre e ganhou seguidoras por todo o mundo. Apesar de ser indicada apenas para cabelos com volume, danificados ou com frizz, muitas mulheres assumem o tratamento com o objetivo de deixar os fios em ordem. Mas, é preciso ficar atenta: nem todos os cabeleireiros usam a técnica autorizada pela Anvisa.
“O produto com o conceito de alisamento possui em sua composição o formol, que alisa os fios. No entanto, com o tempo, acaba danificando-os, deixando quebradiços e sem brilho” explica o químico e especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Biotec Dermocosméticos, Everton de Freitas.

O principal problema da escova progressiva está no uso do formol, substância apontada como tóxica pelo Instituto Nacional do Câncer. Segundo informações da Anvisa, ‘os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios’. A ideia é procurar realizar o tratamento com profissionais especializados.

Segundo Mariana Soares, técnica da Inoar, não há contra indicação. O procedimento pode ser realizado em todos os tipos de cabelo, inclusive em cabelos relaxados, alisados, coloridos e descoloridos. Mas, é preciso ficar atenta e consultar os produtos regulamentados pela Anvisa. O site é www.anvisa.gov.br.

Conheça os diferentes tipos de escova sem o uso do formol:

Escova Orgânica (ou defrisagem): tira o volume ou deixa os fios mais lisos. O resultado depende do tempo que o produto é deixado no cabelo. O alisamento leva hidróxido de cálcio, que modifica a estrutura interna dos fios, além de proteínas e manteigas vegetais. Um ativo biológico à base de algas, que tem o poder de amaciar e hidratar as madeixas. O tratamento deve ser repetido depois de três meses.
Escova Definitiva (alisamento japonês ou recondicionamento térmico): a famosa chapinha japonesa faz com que os fios fiquem esticados da raiz às pontas. Utiliza produtos à base de amônia e com efeito termoativo, que redistribuem a queratina de maneira uniforme, mecha por mecha, com o manuseio de uma espécie de prancha de cerâmica. O efeito dura de quatro a seis meses, mas nem todos gostam do efeito, pois é considerado muito artificial.
Escova Semi-definitiva: a intenção é transformar cachos e ondas em fios lisos, mas com aspecto mais natural, por quatro meses. O processo é o mesmo da escova definitiva, só que com um ingrediente a mais: o tioglicolato de amônia, princípio ativo que amolece a fibra capilar e torna os fios mais maleáveis. Em vez da prancha de cerâmica, usa-se uma porcelana, que não alisa tanto o cabelo.
Escova Francesa: nessa nova técnica, a idéia principal é controlar o volume dos fios. Ela é feita da mesma forma que a progressiva, mas com outras substâncias: amônia e queratina. A fórmula leva ainda manteigas e extratos vegetais, como karité, oliva, trigo, aveia, castanha. Com a função de não deixar os fios desidratados.

10 motivos pra fazer chapinha antes de sair e 10 motivos pra não fazer.

10 motivos pra fazer chapinha antes de sair
  1. Fica bonito.
  2. Chama mais a atenção.
  3. Não é díficil de fazer.
  4. A chapinha dura mais do que babyliss. (principalmente se o cabelo já for liso)
  5. A chapinha dura de 1 a 4 dias.
  6. Se você não tem chapinha, alguma amiga sua tem.
  7. É uma das formas mais rápidas de alisar o cabelo.
  8. Chapinha demora menos do que fazer escova.
  9. Você mesma pode fazer.
  10. E só vai desmanchar com água.

    10 motivos para não fazer

  1. Se estiver chovendo não vai adiantar nada.
  2. É bom assumir o cabelo natural.
  3. A chapinha danifica o cabelo.
  4. Você pode optar por métodos definitivos. (escova definitiva)
  5. Se você for pra uma festa, o suor pode causar o mesmo efeito da chuva 
  6. Pra quê alisar? Você pode optar por Babyliss, coques, tranças…
  7. Até mesmo porque a maioria das mulheres optam pela chapinha, e você pode fazer diferente :B
  8. As vezes dá preguiça de fazer chapinha.
  9. Se você tiver com pressa, ou falta de paciência, seu cabelo pode ficar marcado.
  10. Você pode virar dependente da chapinha pra sempre.

 http://casadocabeleireiro.wordpress.com/2009/07/14/desvende-os-misterios-da-escova-progressiva/



Nenhum comentário: