26/10/2010

PELÉ

Pelé comemora 70 anos

Há 70 anos, nascia na pequena Três Corações, em Minas, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé. Por 21 anos o craque reinou pelos gramados defendendo o Santos e a seleção brasileira, até se aposentar no Cosmos de Nova York, em 1977. Certamente o “Rei” é uma das figuras mais conhecidas do Mundo. Nessa seleção de imagens apresentamos fotos pertencentes ao acervo da Agência Estado. Pelas lentes de fotojornalistas como Domício Pinheiro, Claudine Petroli, Reginaldo Manente, Rolando de Freitas entre outros, o Atleta do Século foi imortalizado. 


Pelé dispensa apresentações. Marcou 1.281 gols em 1.375 jogos, mas até quando não balançou as redes foi brilhante.

Quem não se lembra do drible de corpo no goleiro uruguaio Marzurkiewics, na semifinal da Copa do Mundo do México, em 1970? A bola não entrou, mas o mágico camisa dez da Seleção Brasileira perpetuou de vez seu nome na história do futebol.

Antes de completar 18 anos, Pelé já conquistava o mundo com uma exibição de gala no Mundial da Suécia, em 1958.
O Brasil foi campeão e o garoto fez gols antológicos, como os diante do País de Gales e França. Caçado pelos adversários, o craque não teve a mesma sorte nas duas Copas seguintes, quando disputou apenas quatro partidas.

Mesmo assim, fez um gol em cada Mundial. No Chile, em 1962, marcou contra o México, mas se contundiu no segundo jogo. Quatro anos depois, na Inglaterra, também marcou na estréia.
Em 1970, a redenção: Pelé comandou uma equipe cheia de talentos, marcou quatro gols em seis partidas e deu a Taça Jules Rimet em definitivo para o Brasil com a conquista do tricampeonato.

O jogador não ouviu o clamor popular para disputar a Copa da Alemanha, em 1974, encerrando sua carreira vitoriosa no futebol dos Estados Unidos.

Em 21 anos de carreira (1956 a 1977), Pelé somou 59 conquistas. Foram dez Campeonatos Paulistas, seis torneios nacionais (Taça Brasil ou Roberto Gomes Pedrosa). Campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes em 1962/1963, o Santos só não venceu mais estas duas competições, porque não era dada muita atenção para estes torneios. A diretoria santista da época preferia levar a equipe para excursões no exterior, onde muito dinheiro era pago a cada apresentação de Pelé e Cia.

Além do talento e das conquistas, Pelé sempre soube valorizar suas aparições e cuidar de sua imagem. Sempre simpático, jamais se negou a dar um autógrafo para um fã ou responder a uma pergunta de um repórter. Vinculou seu nome a centenas de produtos, mas jamais se vendeu a bebidas alcoólicas ou cigarros.

Tal postura, sempre sorrindo, fez com que todos os presidentes dos Estados Unidos se encontrassem com o Rei de um esporte não muito apaixonado pelos norte-americanos. Os papas Paulo VI e João Paulo II o receberam no Vaticano. 

A rainha Elizabeth II chegou a quebrar o protocolo e fazer um pedido para que o maior craque de todos fosse atuar pelo seu time do coração, o Liverpool.

Por isso, pode-se discutir os melhores em cada fundamento do futebol, mas não há discussão quanto àquele que soube ser o melhor juntando-se todos eles.


Biografia:

Edson Arantes do Nascimento, o PELÉ nascido em 1940 em três corações assumiu na década de 60 o manto de Didi, começou a carreira no time amador do Bauru Atlético Clube o popular "Baquinho" de onde saiu diretamente para o Santos onde atuou por mais de duas décadas, encerrou a carreira mas meses depois optou por voltar para jogar no EUA onde o futebol vinha se tornando um ramo comercial lucrativo e por essa razão tinha regras diferentes como o gramado sintético, o goleiro que usava o número ZERO e outras, além destas equipes em jogos de exibição atuou ainda pelo Vasco da Gama, pelo Flamengo e até mesmo pela seleção da Nigéria, reinou por duas décadas as de 60 e 70 e embora seja o quarto astro a surgir no futebol brasileiro ele fica com o primeiro lugar entre os maiores do Brasil por uma série de motivos, o primeiro deles é o fato de ser um atleta completo que lhe rendeu o título de "atleta do século XX", se PELÉ nunca foi unânime em nenhum quesito futebolístico ele era incontestavelmente o único que reunia em si TODOS os quesitos pois chutava com qualquer pé, cabeceava, lançava, armava, defendia, atacava, batia faltas, escanteios, efetuava a marcação tudo somado à uma fantástica explosão muscular, agilidade, velocidade e visão periférica superior à dos humanos normais que associada à um golpe de vista tornava-o um "olhos de lince" e além de tudo fazia gols...muitos gols, OFICIALMENTE são 1199 gols marcados por Santos (1086), Seleção brasileira (95), Seleção Paulista (11), um combinado Vasco/Santos (6) e um gol pela Seleção do Sudeste, considerando-se gols marcados em partidas amadoras e não oficiais a marca passa pra 1281 gols pois aí se acrescem 11 gols marcados pela seleção da Guarda Costeira, seis pela seleção das Forças Armadas, um pela seleção dos amigos de garrincha e 65 pelo Cosmos de Nova Iorque pela liga dos EUA que na época não era filiada à FIFA, chegou à seleção brasileira com apenas 17 anos e no ano de 1958 já era campeão mundial onde deixou dois gols que ficaram entre os dez gols mais bonitos de todas as copas em eleição realizada em 2002, o único marcado contra o País de Gales e o na final que marcou após um belíssimo chapéu no zagueiro sueco, eleito nos anos 80 o ATLETA DO SÉCULO na primeira década do terceiro milênio foi feita uma outra eleição pela Internet onde quem venceu foi Maradona, contudo percebendo as falhas em uma eleição virtual a FIFA fez duas eleições, a da Internet e uma entre atletas e jornalistas, uma vez mais Pelé foi absoluto, este jogador encantou o mundo até com lances que não terminaram em gols como a cabeçada defendida por Banks ou a finta de corpo contra o goleiro uruguaio ambos lances na copa de 70, que às vezes era um monstro do drible e às vezes um veloz atacante que fazia gols de canela como qualquer perna de pau fica como o maior de todos e os mortais que discutam entre si.

Os melhores lances de Pelé


 


Fontes: 

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI691568-EI5492,00.html
http://www.e-biografias.net/especial/futebol_brasil/pele.php
http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/pele-70-anos/
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,os-70-anos-do-rei-do-futebol,628555,0.htm

Nenhum comentário: