28/07/2009

Dubai


História e a Geografia de Dubai

Os Emirados Árabes Unidos são uma federação formada por sete Estados árabes, situado no sudoeste da Ásia, ao longo da costa leste da península Arábica, no extremo sul do Golfo Pérsico, cada um deles chefiados por um governante denominado emir, daí o nome emirados.

No final da década de 1950 a descoberta de petróleo proporcionou súbita riqueza que ocasionou o igualmente rápido crescimento e a construção de cidades modernas, o que, também, infelizmente, fez com que a maioria do povo abandonasse seus modos de vida tradicionais para trabalhar na indústria petrolífera e em outros campos, o que, turisticamente falando, é uma pena, já que muita tradição se perdeu.

A maior parte da costa norte dos Emirados é formada por pântanos e charcos salgados. Já o interior é um deserto com clima é quente e poucas chuvas. A região que hoje formada pelos Emirados Árabes Unidos é habitada há milhares de anos por tribos árabes cujos chefes estabeleceram um controle gradual da região, sendo que a maioria da população tornou-se muçulmana durante o século VII.

Mas a partir do século XVI diversas nações européias estabeleceram postos de comércio na região, as quais disputavam o controle do comércio no Golfo, não apenas com os árabes, mas com os persas e os turcos. Com o passar do tempo a Inglaterra tornou-se a maior potência européia no Golfo e os navios ingleses ancoravam nos portos da região em suas viagens à Índia. 

Do final do século XVIII ao início do século XIX ocorreram freqüentes batalhas entre navios ingleses e navios árabes e em 1820, depois de um ataque inglês a Ras al Khaymah, os governantes dos Estados do Golfo assinaram um tratado com a Grã-Bretanha para evitar as manobras de guerra no mar mas diversas rivalidades e conflitos surgiram entre a Grã-Bretanha e as tribos locais.

A região permaneceu subdesenvolvida até meados do século XX, quando companhias de petróleo estrangeiras começaram a procurar óleo na região, as quais tiveram êxito na descoberta, em 1958, no Estado de Abu Dhabi. Oito anos mais tarde, grandes depósitos de petróleo foram encontrados em Dubai e o dinheiro da produção petrolífera permitiu que Abu Dhabi e Dubai se transformassem em Estados modernos.

Em 1971, os Estados da Trégua tornaram-se totalmente independentes da Grã-Bretanha e, apesar das rivalidades tradicionais, todos eles, exceto Ras al Khaymah, juntaram-se para formar os Emirados Árabes Unidos, em 2 de dezembro de 1971. Ras al Khaymah juntou-se à federação em fevereiro de 1972.

Em 1991, os Emirados Árabes Unidos participaram da coalizão internacional que lutou contra o Iraque na Guerra do Golfo. A partir dessa data, a federação buscou expandir suas relações internacionais e passou a exercer um importante papel em diversas questões relativas ao Golfo Pérsico. Em 1992, os Emirados Árabes entraram em conflito com o Irã pela disputa de terras (três ilhas). Desde então, o governo vem investindo maciçamente em equipamentos bélicos. Em 1994, a federação assinou um acordo militar de defesa com os EUA e, no ano seguinte, com a França.

Após os atentados de 11 de setembro de 2001 contra os EUA, os Emirados foram apontados pelos norte-americanos como um dos centros financeiros da Al Qaeda. Imediatamente, o governo dos Emirados deixou de reconhecer o governo taliban do Afeganistão, congelou contas bancárias dos suspeitos de ligação com a rede terrorista e adotou medidas para impedir a lavagem de dinheiro. Em 2003, tropas dos EUA postaram-se no território dos Emirados durante a guerra do Iraque, e bases no país foram usadas por aviões norte-americanos de vigilância e reabastecimento.

A composição política do governo pela Federação de Monarquia Islâmica, dividida em sete emirados, possui como chefe de estado o xeque Zayed bin Sultan an-Nahyan (eleito em 1971 e reeleito cinco vezes desde então). O chefe de governo é o xeque Maktoum bin Rashid al-Maktoum (no cargo desde 1990).

Nenhum comentário: