26/11/2010

A GUERRA DE TROIA


HELENA DE TROIA

Em uma luta entre Gregos e Troianos;
Por Helena a mulher de Menelau;
conta a história que um cavalo de pau;
terminava uma guerra de dez anos.

Menelau o maior dos Espartanos;
venceu Pares o grande sedutor;
humilhando a família de Heitor;
em defesa da honra caprichosa.

Mulher nova bonita e carinhosa;
faz o homem gemer sem sentir dor.

A GUERRA DE TROIA

A Guerra de Tróia foi um conflito entre os aqueus (um dos povos gregos que habitavam a Grécia Antiga) e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta guerra, durou aproximadamente 10 anos, aconteceu entre 1300 e 1200 a.C. 

Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Tróia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Tróia). Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. 

O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organiza-se um poderoso exército. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para a cidade de Troia com a finalidade de destruir aquela nação.

O cerco grego à Tróia durou cerca de 10 anos. Vários soldados foram mortos, entre eles os heróis gregos 
Heitor e Aquiles (morto após ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar).

A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua idéia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saíram centenas de soldados gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Tróia até sua destruição.


Durante muitos séculos, acreditava-se que a Guerra de Tróia fosse apenas mais um dos mitos da mitologia grega. Porém, com a descoberta e estudo de um sítio arqueológico na Turquia, pode-se comprovar que este importante fato histórico da antiguidade realmente ocorreu. Porém, muitos aspectos entre mitologia e história ainda não foram identificados e se confundem. Mas o que se sabe é que esta guerra ocorreu de fato.

MITOLOGIA
Houve uma vez uma grande festa entre os deuses do Olimpo, e estavam todos banqueteando-se quando uma deusa, que não fôra convidada resolveu vingar-se de um modo especial - lançando à mesa um pomo de ouro com estas palavras: "À mais bela!"

A deusa que teve esta lembrança era a deusa da briga, e não fôra convidada justamente para que reinasse paz na festa. Pois com a idéia do poto, a malvada conseguiu imediatamente despertar a vaidade de tôdas as deusas ali reunidas visto que cada qual se julgava a única merecedora da fruta.

O meio de resolver o caso foi mandar vir da Terra um pastor de nome Páris, que decidisse qual a mais bela. Imediatamente as deusas trataram de seduziir o juiz. Juno prometeu faze-lo rei. Minerva prometeu dotá-lo de grande sabedoria e Venus, a deusa da beleza, prometeu-lhe o amor da mulher mais bela do mundo.

Páris não era um simplas pastor e sim filho de Priano, o rei de Tróia, uma cidade que ficava perto da Grécia do outro lado do mar. Esse menino fôra abandonado numa montanha para morrer no dente dos lôbos, mas um casal de pastores o salvou. Agora estava no Olimpo, como juiz desempatador num concurso de beleza. Entre ser um rei ou um sábio, e ser o marido da mulher mais bela do mundo. Páris não vacilou - e portanto entregoiu o pomo a Vênus. Essa sentença deu origem a uma série de calamidades, cujo desfecho foi a destruição de Tróia. 
http://www.universia.com.br/cultura+/materia.jsp?materia=4029


PARA ASSISTIR DESATIVE A RÁDIO


Nenhum comentário: