16/07/2009

Alimentação Fora de Casa


APRENDA A SE ALIMENTAR FORA DE CASA


As pessoas estão gastando mais dinheiro com refeições fora de casa. Isso é o que indica uma pesquisa realizada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que apontou que as refeições feitas fora de casa já representam 25% do total gasto pelo brasileiro com alimentação. Até 2012, a expectativa é que o brasileiro gaste 30% do orçamento com as refeições fora do lar. Pensando nessa realidade, nós vamos te dar dicas de como se alimentar bem em restaurantes.


O primeiro passo é escolher um lugar com aspecto limpo e com laudo de inspeção sanitária visível aos clientes. É importante também verificar se os pratos, talheres e copos estão devidamente higienizados. Na hora de escolher os alimentos, preste atenção nas dicas da nutricionista Fernanda Machado Soares. “Evite comer peixes crus, saladas com maionese e patês e pratos e molhos frios preparados com ovos crus; também evite comidas gordurosas, porque a fritura pode ter sido feita em óleo re-utilizado muitas vezes”, orienta a especialista.

Além disso, a nutricionista alerta para que as pessoas peçam sempre pratos que já conheçam. “Assim não corre o risco de ter uma indigestão”, explica. Opte também por carnes ao ponto no lugar de mal passada e prefira alimentos assados em vez de frituras.

E como resistir às tentações que nos são oferecidas nos restaurantes, como sobremesas, frituras e tantas outras opções expostas no cardápio? A especialista dá a dica: “O ideal é se alimentar em um intervalo máximo de três horas, assim fica mais fácil resistir a tentações e ofertas de refeições possivelmente nocivas. Outra sugestão é beber bastante água, cerca de oito copos ao longo do dia e estar sempre acompanhado de uma garrafinha e uma maçã para casos de apetite”, finaliza.

Nenhum comentário: