15/04/2009

ESCOLHA DA PROFISSÃO


COMO ESCOLHER A SUA PROFISSÃO


Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir; contudo, esta não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para o vestibular.
O fato é que mesmo os que já “sabem” o que anseiam profissionalmente muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após de formado e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira, não raramente, totalmente diferente da carreira anterior.
São arquitetos que pretendem ser músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e até cirugiões que largam o bisturi para se tornarem administradores.

Mas então o que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal.
É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem lhe ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.

A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo? Ganhar bem?
Quem não sabe pra onde quer ir não chega a luar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego. (...)

Lembre-se: Seu (EU) deve prevalecer, afinal de contas é uma decisão individual e só você deve decidir quanto a sua vida. Desejo-lhe boa sorte!

Nenhum comentário: