16/07/2009

Pitanga o Nutriente do Bem


PITANGA É RICA EM NUTRIENTES DO BEM


A pitanga nem é tão consumida e popular assim, mas que faz bem, isso não podemos negar! A fruta é nativa do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Sua planta já era apreciada pelos colonizadores que a cultivavam em suas residências, e de seus frutos que produziam doces e sucos, além de utilizarem suas folhas na medicina popular.


No livro “Frutas e ervas que curam”, de Antonieta Barreira Cravo, a pitanga é citada como auxiliar no tratamento de reumatismo e também é considerada antifebril e antidiarréico. Como assim? Estudos comprovam que as folhas de pitangueira têm conhecidas atividades terapêuticas, tendo sido usadas no tratamento de diversas enfermidades, como febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares. Tem ação calmante, antiinflamatória e diurética.

Pesquisas também apontam que o conteúdo de fitoquímicos (substâncias que combatem doenças) é maior em pitangas maduras do que semi-maduras e estes compostos de uma maneira geral estão concentrados na casca da fruta. “As pitangas são compostas de licopeno, antioxidante capaz de combater doenças, como câncer, vitamina A, C, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e fósforo”, diz a nutricionista Eliane Romantini.

Além disso, a Embrapa Clima Temperado iniciou um projeto que estuda a pitanga quanto ao seu potencial na prevenção de câncer. Em trabalhos preliminares, extratos de pitanga de coloração alaranjada foram testados em algumas linhagens de células cancerígenas, demonstrando redução na proliferação e viabilidade celular. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Enquanto os resultados não são confirmados, podemos aproveitar e consumir bastante pitanga, afinal, é uma fruta rica em nutrientes que só fazem bem à saúde!



Nenhum comentário: