25/07/2010

Aviação Civil

Aviação Civil

Além da formação como piloto de aeronave, o curso de Aviação Civil abrange também administração e gestão do setor aeroportuário
 
Formar profissionais especializados em pilotar aeronaves oferecendo ainda conhecimentos da rotina administrativa aeroportuária é o objetivo do curso de graduação em Aviação Civil oferecido, exclusivamente, desde 2001, na Universidade Anhembi-Morumbi. "Além da formação do piloto de aeronave, o mercado sentiu necessidade de trabalhar com especialistas no ramo na administração do setor", explica o Coordenador do curso de Aviação Civil da universidade, Edson Luiz Gaspar.

No cenário aeroportuário atual, no qual os investimentos têm crescido em larga escala, cada vez mais a mão-de-obra qualificada tem sido reconhecida, valorizada e procurada pelas empresas. "Sem dúvida é um momento excelente para os profissionais que pretendem investir na carreira", diz.  

Perfil do profissional

O estudante que ingressa no curso de Aviação Civil da Anhembi Morumbi pode, em 2 anos, receber um certificado de nível superior como gestor de empresa aérea. Com mais um ano ele conclui o bacharelado, de duração total de 3 anos, e poderá atuar como gestor de aeroportos ou optar por ser piloto de aeronave. Neste último caso, vale lembrar que o aluno terá de cumprir as horas de vôo estabelecidas pelo DAC (Departamento de Aviação Civil), cabendo à universidade apenas a responsabilidade de ministrar os cursos teóricos necessários para a obtenção das licenças.

Mercado de trabalho 
 

Em alta, o mercado de trabalho está contratando boa parte dos estudantes para atender a demanda de mercado na área administrativa do setor. "Cerca de 85% das vagas preenchidas são para a área administrativa e apenas 15% dirigem-se à tripulação, ou seja, os pilotos de aeronave", afirma.
 
Em geral, Gaspar afirma que a remuneração no setor é muito positiva, mas a faixa salarial dos profissionais é muito variável. "Existem empresas que remuneram muito bem desde seus estagiários até os cargos executivos mais altos. No entanto, esta oscilação depende muito de diversos fatores, entre eles a situação econômica do país", explica. 

Gaspar faz questão de ressaltar, porém, que a Aviação Civil é um mercado muito promissor e a absorção de estudantes tem sido cada vez mais alta. "Desde a criação do curso temos um índice de 75% de alunos que conseguiram uma colocação no mercado", afirma.
Alexandre Aparecido Barbosa Sandoval, 30 anos, é exemplo desta estatística. Graduado na primeira turma de Aviação Civil da Anhembi-Morumbi, hoje ele trabalha como Administrador de Operações do Hangar da Líder, situado no Campo de Marte, em São Paulo, onde também faz manutenção e atendimento aeroportuário.
Alexandre afirma que a possibilidade de trabalhar com a administração do setor foi o que mais o encantou no curso e o que realmente o fez seguir carreira. "Quando vi que a grade curricular era bem abrangente e que garantia a formação de um gestor da área aeroportuária, não tive dúvida." 

Para Sandoval, levar ao conhecimento do público a existência de um curso que também valoriza a formação para o lado administrativo é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do setor. "Quando se fala em Aviação Civil todos pensam que você quer ser piloto, quando na verdade há um leque de opções. Sem dúvida, valorizar o potencial de quem gosta de aviação mas não pretende tripular uma aeronave é excepcional", encerra.  
Gostou de Aviação Civil? Então clique aqui e faça uma busca em nosso canal Onde estudar, que traz uma lista completa de todas as instituições de ensino superior brasileiras que oferecem esta e outras graduações. Mas se você ainda não se decidiu, o Universia Brasil traz para você o Guia de Profissões, um especial completo com o panorama de diversos cursos de graduação, além de dicas e depoimentos de profissionais que já fizeram sua escolha. 

http://www.aeroclubesp.com.br/
http://www.feiradeaviacaocivil.com.br/
http://www.anac.gov.br/
http://www.universia.com.br/preuniversitario/materia.jsp?materia=4809

Nenhum comentário: