16/07/2009

Explosão de Carboidratos


FESTAS JUNINA É UMA EXPLOSÃO DE CARBOIDRATOS


Junho tem festas típicas brasileiras e quermesses espalhadas por aí. É mês de levar os filhos para dançar a quadrilha no colégio e fazer força para resistir ao coquetel de carboidratos das comidas do caipira, como pamonha, paçoca, curau, quentão, canjica e o irresistível pinhão, entre muitos outros quitutes oferecidos pelas barraquinhas.
Quem quer manter a silhueta em forma ou evitar que ela aumente precisa encontrar na moderação o meio de se salvar. Passar vontade nunca foi a solução, então, prefira porções moderadas de cada guloseima. Balancear o excesso de carboidratos com um pouco de proteínas e vegetais também ajuda. “O carboidrato traz a sensação de fome bem rápido e corre-se o risco de comer mais nessas épocas, ainda com o frio, a fome e a vontade de comer ficam piores”, diz a nutricionista Sylvana Braga.
A dica é preferir alimentos ricos em carboidratos na hora do almoço, segundo a velha fórmula de ter tempo de o corpo “queimá-los” ao longo do dia. “Quem vai às quermesses precisa escolher o grupo de alimentos que vai comprar. Não dá para escolher quentão, paçoca, pé-de-moleque, canjica, pamonha, curau e pinhão, por exemplo. Tem que optar por apenas um deles. Quem quiser comer tudo tem que dançar muita quadrilha”, brinca a nutricionista. Se você não consegue resistir aos prazeres da comida de inverno, pode fazer compensações no dia seguinte com refeições mais leves e de baixas calorias.
O nutrologista Douglas Carignani Jr (www.imebi.com.br) faz um alerta para a quantidade de calorias de cada alimento. “Um pé de moleque, por exemplo, tem 120 calorias, o quentão tem 118 calorias a cada 50 ml, a pamonha tem 135 e a cada cindo gramas de pinhão, mais 10 calorias”, diz. Segundo ele, o jeito é flexibilizar as regras para não passar vontade e voltar à dieta de baixas calorias durante a semana.

Nenhum comentário: