01/10/2009

Rio de Janeiro



O Rio de janeiro é simplesmente maravilhosamente lindo, eu visitei em viagem de serviço e tive a oportunidade de nesses dias conhecer as maravilhas que lá existe e confesso que fiquei encantdo com a beleza da cidade maravilhosa. Vale apena você conhecer tudo que está postado aqui, você vai ficar encantado assim como eu fiquei. Bom turismo pra você.

 
Maracanã
 


Jardim Botânico
O Jardim Botânico localiza-se no bairro de mesmo nome, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, o Jardim Botânico é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.
O Jardim abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.
Gávea
A Gávea é um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, localizado entre a encosta do Morro Dois Irmãos e a Lagoa Rodrigo de Freitas. A vizinhança é majoritariamente de classe média-alta e alta, e o comércio local é um dos mais caros e mais sofisticados da cidade. O bairro deve seu nome à vista privilegiada da Pedra da Gávea (embora esta se localize em São Conrado, bairro criado posteriormente), que por sua vez foi assim batizada por ter em seu topo uma formação rochosa semelhante à gávea dos navios.

Carnaval
A folia carnavalesca carioca começa antes dos dias oficiais do carnaval. Já no mês de setembro começam os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade. No mês de dezembro a cidade já se agita com os denominados “ensaios de rua” e a mais nova criação “ensaios técnicos”, que levam milhares de pessoas ao Sambódromo todo final de semana. Os desfiles oficiais são realizados durante a data oficial do carnaval.

Sambódromo
A Passarela do Samba do Rio de Janeiro, popularmente conhecida como Sambódromo, localiza-se na rua Marquês de Sapucaí, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
O seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi implantado durante o primeiro governo de Leonel Brizola (1983-1986), visando a dotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba.
Inaugurada em 1984, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, tendo as escolas Mangueira e Portela arrebatado o público presente, sagrando-se, respectivamente, super-campeã e campeã naquele ano.
Após a construção do Sambódromo carioca, outras construções similares surgiram pelo país, entre elas o Bumbódromo de Manaus , no Amazonas, e o "Sambódromo do Anhembi" em São Paulo.
Ponte Rio Niteroi
A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói.
O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara ou por uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel.

Vila Olímpica
Inaugurada em 2004, no bairro da Gamboa, a Vila Olímpica da Gamboa, junto com a Cidade do Samba, é parte do projeto da Prefeitura do Rio para a revitalização da Zona Portuária do Município. Além da estrutura padrão das Vilas Olímpicas municipais (que contam com pista de atletismo, piscina, quadras esportivas e campo de futebol), a vila da Gamboa oferece também uma área para a prática skate, com rampas e obstáculos, e outra, para vôlei de praia. Confira as atividades gratuitas oferecidas na Vila Olímpica da Gamboa: hidroginástica, natação, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, basquete, judô, jiu-jitsu, taekwondo, tênis, skate, ginástica, alongamento, balé e atividades esportivas adaptadas para pessoas portadoras de deficiência (PPD).

Autódromo de Jacarepaguá
O Autódromo Internacional Nelson Piquet, mais conhecido como Autódromo de Jacarepaguá, é um autódromo localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 1978 e até 1989 sediou as provas do GP do Brasil de Fórmula 1. De 1996 até 2000 sediu uma etapa da CART. Para os Jogos Pan-americanos de 2007 o autódromo passou por intervenções para dar lugar ao complexo esportivo e por isso teve sua pista reduzida deixando de ter a curva norte, uma das mais desafiadoras do circuito. Ao contrário do que muita gente pensa, o autódromo ainda possui o "oval". O autódromo abriga ainda etapas da Stock Car Brasil. Em 2008, inicia a criação de um novo espaço para competições de kart, sediando o campeonato Estadual e Carioca de kart.

Aterro do Flamengo
O Parque do Flamengo, oficialmente Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, mas conhecido popularmente por Aterro do Flamengo (ou simplesmente "O Aterro"), é um complexo de lazer no Rio de Janeiro, Brasil, construído sobre aterros sucessivos ao longo da baía de Guanabara conhecido como praia do Flamengo .
O parque estende-se do Aeroporto Santos-Dumont, no centro da cidade, ao início da Praia de Botafogo, na Zona Sul, tendo sua maior parte ao longo da Praia do Flamengo. Entre os elementos do complexo, destacam-se o Museu de Arte Moderna, o Monumento aos Pracinhas, a Marina da Glória, o Monumento a Estácio de Sá, uma via expressa, áreas destinadas à prática de esportes, um restaurante e uma faixa de areia na Praia do Flamengo.

Arpoador
É o nome dado a uma praia e também a uma pedra situada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Localiza-se entre o forte de Copacabana e o início da praia de Ipanema. Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros.
A praia do Arpoador também é muito conhecida como a praia dos surfistas, uma vez que conta com muitas ondas grandes, propícias à prática do esporte.
O nome do local provém do fato de ser possível, no passado, arpoarem-se baleias nas proximidades da costa.
Na região do Arpoador há também um parque chamado "Garota de Ipanema", uma homenagem à música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. É utilizado para apresentações de artistas conhecidos.

Lagoa Rodrigo de Freitas
Embora tributária das águas de diversos rios que descem das encostas circundantes, entre os quais se destaca o rio dos Macacos (hoje canalizado), apresenta águas salgadas. Acredita-se que esta ampla massa aquática teve a sua origem a partir de um braço de mar que, em função das correntes marítimas e dos ventos no litoral, teve o seu contato com o oceano Atlântico interrompido. Atualmente a ligação entre a Lagoa e o mar é mantida artificialmente, pelo canal do Jardim de Alah, por onde as águas do sistema lagunar se renovam.

Copacabana

É um dos bairros mais famosos da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Localizado na zona sul da cidade, Copacabana tem em torno de 150.000 habitantes de todas as classes sociais e com uma praia em formato de meia-lua e é apelidado de Princesinha do Mar devido a sua aura poética, famosa desde as décadas de 1930, 1940 e 1950. Bairro de boêmia, glamour e riqueza, Copacabana deu origem a muitas músicas, livros, pinturas e fotografias, virando referência turística do Brasil. O bairro faz divisa com Lagoa, Ipanema, Botafogo e Leme.
Copacabana é um dos bairros mais belos, cosmopolitas, democráticos e pujantes da cidade, atraindo grande contingente dos turistas para seus mais de 80 hotéis, que ficam especialmente cheios durante a época do Reveillón e do Carnaval. No fim de ano, a tradicional queima de fogos que pode ser contemplada por todos na areia é um festival que atrai uma multidão de pessoas, turistas ou não. A orla ainda é lugar de variados eventos, como shows nacionais e internacionais, durante o resto do ano.


 O Pão de Açúcar
Por sua forma de ogiva, pela localização O Pão de Açúcar, por sua forma de ogiva, pela localização privilegiada, pela presença na história da cidade, pelo original acesso ao seu cume, é um marco natural, histórico e turístico da cidade do Rio de Janeiro.ação privilegiada, pela presença na história da cidade, pelo original acesso ao seu cume, é um marco natural, histórico e turístico da cidade do Rio de Janeiro. de Açúcar, por sua forma de ogiva, pela localização privilegiada, pela presença na história da cidade, pelo original acesso ao seu cume, é um marco natural, histórico e turístico da cidade do Rio de Janeiro.


O Cristo Redentor
É um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. O Guiness World Records, versão atualizada de 2009, considera o Cristo Redentor a maior estátua de cristo.