05/05/2009

Psicologia das cores

Hoje decidí dar início a postagem de um assunto que é muito discutido e estudado na psicologia, como tambem na sociedade. Você vai entender o poder das cores em sua vida e como ela poderá contribuir no seu dia a dia e no comportamento pessoal de cada ser humano.
O efeito de cada cor

Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.
As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades.
Existem muitos testes psicológicos,que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor. Laranja dá energia, azul relaxa, verde tranquiliza. O vermelho é excitante, mas pode elevar a pressão aterial. Quem pretende ser mais sensualis veste negro. As cores exprime nosso estadode ânicoe nossas emoções. Por que somos atraídos por algumas cores e por outras não?

Azul
É o céu, o mar, o gelo Hipnótico e atraente, evoca o espaço sideral, o abismo infinito, sem fim. Azul é o medo e também a depressão. É a cor da introversão e da introspecção, do controle racional do instinto, da devoção, da religião e da meditação. Induz a calma e ao relaxamento. Por isso, é usado em salas operatórias, como alternativa a cor verde e em centros cirúrgicos. Quem aprecia a cor azul exprime uma personalidade equilibrada, fortemente ancorada em valores espirituais e morais. Esses mesmos valores são atribuídos à União Europeia pela própria cor de sua bandeira, que é adornada por um círculo de estrelas douradas, símbolo da comunidade entre os povos.

Laranja
Pela sensação de cor e de prazer que dá, é a cor preferida das pessoas de energia. Reunindo a luminosidade do amarelo e a vitalidade do vermelho, a força do laranja e o seu impacto visual são poderosos; basta ver que ele é utilizado na sinalização rodoviária (veja a cor das roupas uzadas pelos trabalhadores que fazem a manutenção das estradas) e na sinalização de emergências (as lâmpadas que piscam nos veículos de primeiros socorros e nos da polícia). Símbolo de ardente passionalidade, é tambem a cor dos místicos e do êxtase. Os monges hindus e budistas vestem-se de laranja, neste caso, sinônimo de iluminação.

Amarelo
Assiciado à luz do sol, às flores e ao grão maduro, ao mel, ao âmbar, ao ouro, mas também à acterícia (conhecida mais popularmente como amarelão), à urina, ao pus, ao veneno de cobra. É a cor preferida dos extrovertidos, mas também dos esquizofrênicos e dos coléricos. Amarelo é a cor da aura que os epiléticos acreditam ver quando sofrem um ataque. Quem o prefere às demais cores exprime a esperança de ficar rico e de abrir seus caminhos futuros, além de possuir uma sincera ânsia de liberdade. Já quem não prefere essa cor denuncia que as suas próprias esperanças foram desapontadas, convive com o sentimento de vazio e tem tendência ao isolamento.

Verde
É a cor associada à vegetação, por isso é também vinculado a um ciculo que nassce, cresce e morre. Para os povos do deserto, é sinônimo de vida. Para aqueles que vivem onde existe uma vegetação rica e exuberante, essa cor representa o emblema da grande mãe, aquela que fornece aos indivíduos fartura e abundância para suprimir as necessidades humanas. Simboliza o Islã, onde representa o paraíso - quase todas as bandeiras das nações islâmicas têm ao menos uma faixa na cor verde. Para nós, ocidentais, o verde proporciona um efeito de harmonização, compensativo. Por isso, é usado nos hospitais e consultórios odontológicos. Exprime também a capacidade de introspecção, de autocontrole e de conter dentro de si as emoções, vontades e pensamentos. Para os psicólogos, é a cor da desconfiança, da inveja, do pensamento obsessivo e da rigidez de opinião. Daí ser usada pelas diferentes divisões militares.

Branco
Representa negação, inacessibilidade, silêncio. Também é a claridade e a luz. Nas religiões da Grécia Antiga, Apolo, o deus da luz (e posteriormente do Sol), montava cavalos brancos. No cristianismo, o branco é a luz de Deus, muitas vezes envolto em vestes cândidas e a magnitude divina, a revelação. Branco são os parâmetros dos altares nos dias de páscoa e do natal, da Epifania e Ascensão. Sempre no âmbito religioso, o branco é a cor do início e do fim. Por isso, na China, na Índia e no Japão é relacionado ao luto e aos rituais fúnebres. Roupas brancas são usadas em muitos sacramentos e ritos de iniciação e de passagem: por quem recebe o batismo, assim como pelas noivas e noviças. O branco também é atribuido de poderes mágicos - por acreditarem nisso, os indígenas americanos acolheram os conquistadores espanhóis (de tez branca) como semideuses e ingenuamente os idolatraram.

Preto
O termo derivado de negro, morto. Como o branco, o negro não é uma cor. É tido como a força que apaga todas as cores. É sempre associado a noite e a sombra que envolve à morte, ao luto, à desgraça. Corvos, gralhas e cães negros são sinônimos de mau agouro devido a sua cor. O mesmo acontece com o gato preto que são considerados como portadores de azar no brasil e na Itália. Ao contrário da Inglaterra, onde anunciam o sucesso no amor. O preto é ainda usado nas roupas, pois é prático, elegante, fatal e constratante. Salienta a sensualidade e também, por oposição, a renega: não é por acaso que é a cor das batinas dos padres, dos hábitos das freiras, das sóbrias mulheres que encobrem o rosto no Islã e dos juízes dos tribunais.

Violeta
Aumenta a produção endógena de adrenalina e exprime uma inquietação criativa ou patológica. Pode-se defini-lo como a cor dos distúrbios: na maior parte das pessoas produz um efeito depressivo, inquietante, triste e nostálgico. A Igreja Católica associa o violeta à chegada da Quaresma, um tempo de meditação e jejum. É também a cor dos mártires, das viúvas e dos velhos. Na moda, os primeiros a eleger o violeta como uma cor cult forram os costureiros e estilistas. Algumas mulheres e homens preferem o violeta às cores estressantes, pois ele é intermediário entre o vermelho e o azul. Pela mesma razão, é a cor preferida dos homossexuais. Em grego antigo, o termo amethysios (ametista) significa "non ebbro" (contra embriaguez). Por isso, na Antiguidade a pedra foi usada como antídoto contra o vício da bebida.

Vermelho
Cor da vida, dos instintos, da paixão (Eros). nas mulheres, ele é associado ao nascimentoe ao cíclo mestrual e também à sensualidade e à reprodução. Nos homens, remete à circuncisão e a feridas. Além de estar relacionado às agressões da guerra. De vermelho se trajavam os generais do Exército romano. O vermelho excita, aquece, acelera a pulsação, aumenta a pressão sanguínea e intensifica a frequência respiratória. Quem gosta dessa cor vive bem com seu corpo, ao contrário de quem a destesta, que está de mal e não se sente bem com ele. Não é por acaso que a tradição cristã relaciona essa cor com às transgressões. A raiva é vermelha, a cor que geralmete tinge nossa face quando nos indignamos e defendemos um princípio que acreditamos. Por isso, os grandes movimentos revolucionários do século 20 adotaram o vermelho para marcar a vontade e a solicariedade que precisava existir para com os oprimidos.

Rosa Evoca a sensação de delicadeza, afetividade, suavidade. tira a violência, a agressividade, a raiva. Quando usado deliberadamente por um homem, revela a particular confiança que ele tem em si próprio, a ponto de demostrar preferir a sensibilidade à força. As mulheres mais românticas são totalmente apaixonadas pelo rosa. Já os mais pragmáticos abominam a cor: no tempo de Hitler, nos campos de concentração, os homossexuais tinham de usar triângulos cor-de-rosa (já os judeos usavam uma estrela de Davi amarela em seus uniformes; alguns prisioneiros eram obrigados a usar as duas insígnias). A obrigatoriedade do uso de um acessório dessa cor nos uniformes dos homossexuais era um meio de evidenciar o preconceito do nazismo contra essa condição sexual. Rosa também é a cor da nossa pele e a do nosso corpo quando está saudável. Quando estamos apaixonados, vemos o mundo cor de rosas.

Para mais pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse seu blog. Maravilhoso!!!
Marcela

Anônimo disse...

Minha cor é a preta com certeza.
Abraços.

Lucio disse...

Gostei de saber como controlar as calorias dos alimentos. Dessa forma fica mais fácil. Abraços

Anônimo disse...

Bom de mais