20/06/2012

A feijoada  

feijoada é um prato que consiste numa mistura de feijão e carne suína, surgido no norte de Portugal e que hoje é prato característico da culinária brasileira

Há algumas diferenças básicas entre a feijoada de Portugal e afeijoada brasileira. Em Portugal a feijoada é feita de forma diferente pelo país, no noroeste é feita com feijão branco e no nordeste com feijão vermelho, e também incluem outros tipos de vegetais, como tomate e cenoura, e chouriço, morcela ou farinheira. A feijoada brasileira é feita com uma mistura de feijões pretos e carnes de boi e de porco. Costuma ser servida com couve refogada, pedaços de laranja e farofa.

A feijoada costuma ser considerada o símbolo da culinária brasileira, por fundir características gastronômicas européias e africanas. Há controvérsias acerca do surgimento do prato, mas o mais provável é que tenha surgido ao acaso, numa experimentação.

Por volta do século XVII muitos escravos trabalhavam na extração de ouro nos territórios onde hoje ficam os estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. A alimentação destes escravos era à base de fubá de milho, feijão e sal, o que constituía uma alimentação pouco variada. Por isso, algum tempo depois foi adicionada carne a esta tradicional mistura, cozinhando vários tipos de carne e legumes todos juntos e juntando ao feijão e acompanhado da farinha ou do fubá de milho. Assim surgiu a feijoada brasileira.


A feijoada conhecida atualmente não é igual a esta surgida no século XVII, pois foi sofrendo alterações e adaptações de cunho gastronômico com o passar do tempo, tudo para evidenciar o sabor. Hoje ela conta com partes do porco como orelhas, pés, rabo, joelho e outros tipos de carne, além da lingüiça, e é feita tradicionamente com o feijão preto.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feijoada_brasileira
http://www.vivabrazil.com/feijoada.htm
http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=1560

Nenhum comentário: