25/07/2011

 

Doar sangue: 

benefícios para seu coração

Mesmo com todos os avanços da medicina, ainda não se descobriu um substituto para o sangue humano, que é utilizado nos mais diversos casos, desde acidentes de trânsito a pacientes cardíacos e qualquer pessoa que se submeta a uma cirurgia com riscos de sangramento. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez por ano. No Brasil, essa taxa é de apenas 2%.

Veja também:

Os bancos de sangue de todo o País estão sempre com déficit de abastecimento. Uma das causas do problema é a falta de informação da maioria das pessoas, que cercam a doação de sangue de mitos, entre os quais de que o sangue engrossa ou afina após a doação. 

Em vez disso, o ato de doar sangue traz benefícios a sua saúde. Segundo o médico Guilherme Deucher, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Ortomolecular (Sobramo), "um estudo realizado na Finlândia mostra que a doação pode diminuir em 86% os riscos de problemas cardiovasculares no homem. A relação entre doação e a diminuição das doenças cardíacas está ligada ao excesso de ferro acumulado no sangue, que se torna um potencial agente oxidante, atuando como catalisador da geração de radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo". 

Já as mulheres têm este risco naturalmente diminuído durante o período menstrual, que elimina o excedente de ferro acumulado no sangue. 

O candidato à doação fornece dados como nome, endereço, RG e telefone. Em seguida, é encaminhado ao teste de anemia (foto), quando é feito um exame para saber se os níveis de hemoglobina estão dentro dos limites aceitáveis.


São verificados batimentos cardíacos, pressão arterial (foto) e peso do candidato. Depois o candidato é encaminhado a uma entrevista confidencial, que tem o objetivo de avaliar se a doação oferece riscos à saúde dele ou do receptor. 
 
 

Caso o candidato seja aprovado nessa entrevista, é encaminhado para a coleta. Deitado numa poltrona, o doador tem o braço amarrado com um elástico e é feita a higienização da área a ser perfurada.


Um aparelho funciona com um compressor e faz a sucção do sangue por meio de uma espécie de manguerinha, que vai direto para a bolsa.


 
Durante cerca de dez minutos, o doador precisa fazer leves movimentos de pressão numa bolinha para que o sangue seja coletado com mais facilidade.


São coletados, em média, 450ml de sangue. Esse volume pode variar para mais ou para menos de acordo com a altura, o peso e o sexo do doador. Após a doação, o doador recebe um lanche. É recomendável tomar muito líquido no decorrer do dia. 





Condições para doar sangue



Ter entre 18 e 65 anos de idade
Pesar mais de 50 quilos
Ter dormido pelo menos 6 horas
Não estar em jejum
Não ter ingerido bebida alcoólica antes da doação
Se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto ou aborto há pelo menos 3 meses
Não estar com febre, gripe ou resfriado
Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos dez anos
Não ter antecedentes de hepatite, doença de Chagas ou sífilis
Não ter comportamento de risco para Aids: ser usuário de drogas injetáveis, ter hábitos homossexuais ou bissexuais ou ter vários parceiros sexuais
Aguardar o prazo de um ano depois de fazer tatuagem ou colocar piercing antes de doar

Local para doar sangue

Fonte: 

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)  
http://www.colsan.org.br/doador_locais.htm
http://www.filantropia.org/DoeSangue.htm
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI219371-EI1515,00-Doar+sangue+beneficios+para+seu+coracao.html
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI219375-EI1515,00-Condicoes+para+doar+sangue.html
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa essa postagem.