23/04/2009

O maior tesouro da humanidade - Amazonia


A Amazônia está situada em sua porção centro-norte; é cortada pela linha equatorial e, portanto, compreendida em área de baixas latitudes. Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país. A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins. Tem 20 milhões de habitantes (IBGE, 2000) e baixa densidade demográfica. Guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo,. O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água. Megabiodiversidade : é rica em espécies vegetais e animais. A floresta absorve carbono diminuindo as consequências das mudanças climáticas globais. Enorme potencial de plantas a serem descobertas para uso farmacêutico, cosmético, químico, alimentar, etc.

Ameaças : grilagem (posse ilegal de terras mediante documentos falsos), desmatamentos, queimadas, madeireiras predatórias, expansão da fronteira pecuária e agrícola (soja principalmente no Mato Grosso), fiscalização insuficiente, impunidade, caça e pesca sem controle, contrabando de animais. A floresta é vulnerável aos efeitos do aquecimento global.

Assista sobre a Amazonia clicando em cada opção ao lado no link de vídeos.

Madeireiros escondem os tratores e fogem dos fiscais ambientais na floresta.

Serrarias clandestinas usavam madeira de reserva indígena. Quando os 30 carros da operação do Ibama chegaram na pequena cidade de Nova Esperança do Piriá, no Pará, praticamente já não havia mais madeireiros. As serrarias estavam vazias, e os tratores – as máquinas mais valiosas dos cortadores de árvores – haviam sumido no meio do mato. Aprenda a vigiar o desmatamento usando o mapa do Globo Amazônia.

A cidade, de cerca de 22 mil habitantes, tem a economia baseada na madeira. Segundo o Ibama, a maior parte das árvores é retirada de uma reserva indígena vizinha. Cerca de cem homens participam da operação, a maior realizada pelo Ibama em 2009. Eles vão ficar até o final de abril, quando todas as ilegalidades ambientais da cidade foram resolvidas. A pergunta que não quer calar: Porque as nossas forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), não realizam um patrulhamento efetivo em toda a região da amazonia e com isso acabar de uma vez por toda com esse desmatamento. Por que? Publique aqui a sua opinião, ela é muito importante.

2 comentários:

Vaz de Oliveira disse...

Vamos mudar esse quadro desolador.

Anônimo disse...

larga de ser besta... estes tratores ai não sao de madeireiros e sim de pecuaristas...
Pois nao existe madeireiro que tira madeira com correntão.